“A Baixada Fluminense Unida pelo Enfrentamento ao crack” foi o título dado a mobilização que impactou cerca de 3.000 pessoas que passavam pela Praça Nossa Senhora da Conceição, no centro de Queimados, no último dia 13 de agosto. A ação foi uma proposta da Comissão Permanente de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), que após visitas aos municípios da Baixada constatou o aumento alarmante do consumo da droga.
“Estamos passando hoje por um problema social gravíssimo (...). Nas visitas constatei que o Crack já chegou a todos os municípios, sendo uns com grande incidência, com áreas de cenas de uso instaladas (Cracolândias), outros com pouca incidência e alguns com usuários itinerantes”, relatou a presidente da Comissão, deputada Claise Maria Zito.
Além do Circo Baixada, participaram do ato representantes do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), das Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social, do Centro Especializado de Assistência Social e da Ong Mulheres em Ação.
Material distribuído na mobilização fazia alusão a papelotes de Crack |
Para a Coordenadora Geral do Circo Baixada, Nilcelene Moreira, o elemento que deu maior impacto à ação foi o material elaborado pela Alerj para a distribuição - que simulava papelotes de pedras de Crack e ao abrir se tornava o panfleto da mobilização. “O material da abordagem foi um ponto alto da mobilização, pois causava impacto e curiosidade. Muitos adolescentes e jovens realmente acreditavam que se tratava de Crack. Alem disso, o município através das secretarias, conselho e organizações presentes pode ser parceiro da Alerj para o resgate dessas crianças e adolescentes”, colocou Nilcelene.
O próximo passo será elaboração de relatórios por parte dos municípios que realizaram a ação. A entrega será marcada um uma reunião conjunta na Alerj onde serão definidas conjuntamente estratégias para o enfrentamento da dependência em toda a Baixada Fluminense.
Na foto, representantes do município de Queimados que participaram da abordagem na Praça Nossa Senhora da Conceição e adolescentes do Circo Baixada que também estiveram presentes na mobilização |
Sem comentários:
Enviar um comentário