O Circo Baixada esteve representado através da jovem Sueny Nogueira no Encontro Nacional promovido pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, que aconteceu nos dias 22, 23 e 24 de Agosto em Porto Velho, no estado de Rondônia. O encontro tinha por objetivo discutir “o impacto das grandes obras e a violação dos direitos humanos de crianças e adolescentes – desafios para a prevenção da violência sexual”. Estima-se que cerca de 500 pessoas estiveram presentes durante os três dias de programação.
O evento
Em nota divulgada dias antes do evento o comitê explicou os motivos que impulsionaram o encontro: “Conforme aponta o relatório da Plataforma de Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais - Dhesca Brasil, em virtude dessas obras – Copa e Olimpíadas -, em Porto Velho, a quantidade de crianças e adolescentes vítimas de abuso ou exploração sexual, no período de 2007 a 2010, cresceram 18% e o número de estupros 208%. Além disso, houve um aumento de 44% no número de homicídios dolosos.”, colocou. Porém, segundo a Secretária Executiva do Comitê, Karina Figueiredo, as intenções do encontro não estavam paradas no estado de Rondônia: “Com essa iniciativa pretendemos levar autoridades do governo federal e sociedade civil a debaterem os impactos sociais sobre violação dos direitos de crianças a partir de uma situação concreta vivenciada em Rondônia.”, falou.
No dia 22, as discussões estiveram mais voltadas para a problemática no estado de Rondônia. Ao final do dia foi assinado o pacto denominado Carta de Porto Velho. “A partir dessa assinatura todos os participantes, cada um em suas obrigações, se comprometeram em tentar diminuir as violações de direitos humanos das crianças e adolescentes. Se as reivindicações forem atendidas, será uma resposta para a sociedade, que é a mais atingida com toda essa mudança no estado e no Brasil.”, contou Sueny Nogueira que esteve no encontro como representante do “Fórum Juventude Carioca em Ação”, o qual os jovens do Circo Baixada fazem parte.
Participação Circo Baixada
Nos dias 23 e 24 o encontro abriu as discussões as instâncias regionais e nacionais. No primeiro momento foi feito o balanço da gestão 2008/2011 do Comitê Nacional, após, foi aberto o debate onde foram enviadas propostas de Normas Constitutivas e Regimento Interno. No segundo momento, os participantes foram convidados a discutir avanços, desafios e proposições para a agenda de ação dos próximos anos.
“Na assembléia, houveram os debates sobre Direitos Sexuais, que tem sido uma prioridade em todas as discussões sobre violências sexuais” - colocou Sueny que completou – “Sei que a sociedade não está preparada para a discussão dos Direitos Sexuais, mas tenho um discurso totalmente a favor dessa pauta e estou preparada para lutar pela minha opinião e tentar mudar esses pensamentos antiquados e totalmente fora da realidade.”, afirmou.
Depois das deliberações nacionais, os participantes foram divididos por regiões onde discutiram propostas para melhorar as intervenções do Comitê nos estados. No grupo da região Sudeste além do debate sobre a necessidade de fortalecer o Protagonismo Juvenil, foram retomadas as discussões sobre o projeto “Tô na Pista”, que será realizado nas rodovias dos estados de Minas gerais, Rio de janeiro, Espírito santo e São Paulo, ação essa que foi definida como prioridade.
“Estamos com os desafios em nossas mãos: Fazer acontecer esse projeto “To na Pista” e cumprirmos nossa agenda regional.”, concluiu Sueny com firmeza.
Sem comentários:
Enviar um comentário